Mestre Celimar Gomes da Silva

老師 ℭ𝔢𝔩𝔦𝔪𝔞𝔯 𝔊𝔬𝔪𝔢𝔰 𝔡𝔞 𝔖𝔦𝔩𝔳𝔞 19 98718-0589 (WhatsApp) https://lattes.cnpq.br/4924522621829703

Pesquisar este blog

MOMENTO COM "DEUS"

"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará"

SALMO 23-1

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará"

Salmo 37-5

História do Kung fu

HISTORIA DAS ARTES MARCIAIS


Há uma considerável controvérsia a respeito das origens e historias das artes marciais. Há registros de métodos de luta similares sendo praticados em diversos países pelo menos a 5000 anos atrás. Mas considera-se que técnicas especificamente asiáticas chegaram a china através da Índia e Tibet. Da china, o conhecimento de varias formas de combate sem armas estendeu-se a outras regiões asiáticas. Embora o Japão possa ter sido o ultimo pais asiático a adquirir as artes marciais, com exceção do kung-fu, são as formas japonesas que se tornaram mais populares e mais amplamente praticadas no mundo oriental.

SIGNIFICADO DA PALAVRA KUNG FU


O Kung Fu, nas suas descrições terminológicas podemos citar, Kung: Trabalho. Fu: Homem experiente. Onde unindo as terminologias, dar-se o significado de ‘habilidade em executar algo, fazer bem feito’, ou simplesmente, Trabalho Duro. Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "ch’uan shu"(primeira arte), “ wu shu"(arte marcial), "kuo shu"(arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "Kung Fu". Pode-se dizer que o Kung fu engloba não só a luta, mas, dentre outras atividades: a musica, escrita, literatura, medicina, filosofia e também a arte marcial, que já tendo o significado das palavras, podemos caracterizar mais especificamente como: Wu Shu, Wu: Marcial, bélico. Shu: doutrina. Significando, Arte Marcial Chinesa. (AMORIM, 2004; MINICK, 1974; ORTEGA, 1997.).

KUNG FU SHAOLIN
A ordem Shaolin data de aproximadamente de 525 DC, quando um monge budista indiano conhecido como Bodidharma (Tamo em chinês), deixou seu templo no sul da Índia e viajou para a China visando difundir o budismo, mais tarde conhecido como Budismo Ch’na. Para isso, viajou centenas de quilômetros para alcançar a China do Norte. Cruzou os Himalaia, cruzou o rio Yangtse e seguiu para o Norte em direção a Lonyang, capital da Província de Honan. O Imperador acreditava que se tratava de um projeto nobre, que seria o caminho para o Nirvana, Sua intenção era permitir que a população obtivesse acesso à essa "nova" religião (Budismo).
A visão de Tamo em relação ao Budismo era a de que você não pode alcançar sua meta simplesmente através de boas ações executadas por outros em seu nome.
A partir deste momento, o Imperador e Tamo divergiram.

A lenda conta que Tamo, encontrou uma caverna nas profundidades onde se instalou e entrou em profunda meditação de frente para uma pedra por mais ou menos nove anos. Fang Chang (Grão-Mestre do Templo Shaolin) não mais recusou sua entrada no Templo. Bodhidharma (Tamo) se tornou o primeiro sucessor (patriarca) do clã Ch’an na China. (AMORIM, 2004; MINICK, 1974; ORTEGA, 1997; SANTOS, 1995.).

(Ch’an é uma tradução chinesa para a palavra "dhyana" que significa, em Sânscrito, concentração yoga, também conhecida como Zen.). 

Por: Celimar Gomes da Silva
Educador Físico - Acupunturista
CREF 057148-G/SP